Vitamina D: Benefícios? Deficiência? Onde encontrar..

Quem nunca ouviu falar que precisava de tomar um pouco de sol para absorver um pouco de vitamina D? Pois isso não é apenas um motivo para tomar aquele solzinho da manhã não. Os motivos medicinais estão certos, o sol é um dos principais a nos fornecer a vitamina D, importante para a nossa saúde e nesse artigo vamos contar o porquê.

Continue lendo que vamos contar tudo para você. Confira!

O que é a Vitamina D?

Vitamina D é um tipo de hormônio que o corpo precisa para funcionar bem e sua ausência pode causar problemas sérios de saúde, principalmente relacionados ao cansaço excessivo, fadiga e até mesmo falta de ânimo para fazer qualquer tipo de atividade.

Onde encontrar?

Você pode encontrar Vitamina D em diferentes alimentos, mas que já fazem parte da alimentação do dia a dia.  Quando existe uma deficiência desta Vitamina o que se deve fazer é aumentar o consumo desses alimentos, assim você consegue de maneira natural ter a quantidade suficiente que o corpo precisa diariamente.

Alguns dos alimentos mais ricos em vitamina D são:

  • Queijos
  • Fígado de galinha
  • ovo cozido
  • Salmão
  • Carne de porco
  • Peixes
  • Frango

Benefícios da Vitamina D

Entre os principais benefícios dessa vitamina pode-se destacar que ela é ajuda a melhorar a memória, fortalecer os ossos, diminui a pressão arterial,  ajuda a melhorar o metabolismo e assim prevenir o ganho de peso, controla o açúcar no sangue e controla a produção dos hormônios masculinos e femininos.

Existem também outros benefícios dessa vitamina, mas os principais e que podem ser mais prejudicados, principalmente em sua ausência da vitamina são esses.

Existe suplementação?

Em alguns casos a falta de Vitamina D pode não ser suprida apenas inserindo os alimentos certos. Então um médico ou nutricionista irá recomendar um suplemento para poder melhorar a quantidade dessa vitamina no corpo.

Os suplementos são vendidos em farmácias e drogarias e são facilmente encontrados e estimulam o corpo a produzir mais e de maneira natural esse hormônio. Seu uso é por tempo limitado, até que os níveis voltem a serem suficientes.

Tem contraindicação?

A vitamina D em caso de suplementos deve ser consumida com acompanhamento médico, pois o excesso desse suplemento pode causar alguns problemas, não graves, mas que podem prejudicar a saúde.

Como a perda de apetite, vômito, enjoos e náuseas, então se você começar a apresentar esses sintomas procure seu médico para avaliar a situação e se existe a necessidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *